Competição
Observador
A cada equipa de balonismo é atribuído um observador: um oficial imparcial que, ou acompanha a viagem por terra no seu veículo, ou viaja no balão juntamente com a equipa. É o piloto quem decide se o observador viaja ou não no balão, pois naturalmente não precisa de um mirone no cesto. No entanto, por vezes, o piloto entende que é estrategicamente necessário ter o observador a bordo, por exemplo quando se trata de uma tarefa que deva ser cronometrada ao segundo.
O observador anota tudo: hora e local da descolagem e da aterragem, as posições de todos os marcadores lançados, se ele viu ou não os mesmos caírem, infracções às regras, etc. Para registar tudo de forma organizada, ele utiliza um formulário de relatório padrão: o Observer Report Sheet. Além disso, um observador deve, naturalmente, saber ler mapas, conhecer o regulamento do concurso, dominar razoavelmente a língua inglesa (visto que as regras estão nessa língua e as reuniões decorrem nessa língua) e deve saber utilizar os métodos adequados para determinar a posição de um marcador num terreno (na verdade, uma versão simplificada da agrimensura).
Actualmente, a possibilidade da utilização de um GPS (um receptor de navegação por satélite) é também uma vantagem. E, como não poderia deixar de ser, um observador deve ter, de preferência, conhecimentos de balonismo!
Depois da viagem, a equipa de balonismo traz o observador de volta para o centro da organização do evento, onde ele ou ela, juntamente com um outro oficial, o debriefer, percorre minuciosamente todo o formulário do relatório. As posições são, então, novamente marcadas no mapa do concurso e as coordenadas são verificadas – por vezes até num mapa maior e mais detalhado ou numa fotografia aérea. Na eventualidade de infracções, o chefe da comissão organizadora atribuirá pontos de penalização, que serão subtraídos à pontuação do piloto. Tal pode acontecer quando, por exemplo, se ultrapassa um limite de tempo ou distância, quando se entra em contacto com o solo (tocar num ramo de uma árvore constitui uma situação faltosa, pelo menos enquanto o último marcador não tiver sido lançado), quando se aterra após o pôr-do-sol ou quando se provoca agitação no gado.
Finalmente, todos os dados são inseridos no computador, que depois determina as pontuações segundo uma fórmula complexa, numa escala de zero a 1000 (quem não levantar voo recebe zero e a melhor pontuação é 1000; a pontuação média é sempre 500 e o resto é calculado de forma relativa, variando consoante a tarefa cumprida; se os pilotos obtiverem pontuações muito uniformes relativamente aos objectivos, as pontuações serão próximas; se, no entanto, obtiverem apenas um Muito Bom e o resto Insuficiente, a diferença de pontuação entre o primeiro e o segundo lugar também será muito maior).
Tarefas
15.1 Objectivo Estabelecido pelo Piloto (PDG)
15.2 Objectivo Estabelecido pelo Juiz (JDG)
15.3 Valsa da Hesitação (HZW)
15.4 "Fly In" (FIN)
15.5 "Fly On"(FON)
15.6 Lebre & Cães de Caça (HNH)
15.7 "Watership Down" (WSD)
15.8 Memorial a Gordon Bennett (GBM)
15.9 Cálculo de Aproximação (CRT)
15.10 Corrida para uma Área (RTA)
15.11 Cotovelo (ELB)
15.12 Land Run (LRN)
15.13 Distância mínima (MDT)
15.14 Voo mais curto (SFL)
15.16 Tempo Distância Máxima (XDT)
15.17 Distância Máxima (XDI)
15.18 Distância máxima, Duplo cair de marcador (XDD)
15.19 Ângulo
15.20 Tarefa 3D
PDG55kb
Objectivo Estabelecido pelo Piloto - Regra 15.1
Os pilotos estabelecem os objectivos individuais (normalmente cruzamentos) antes da descolagem.
Esta tarefa testa a habilidade do piloto em prever a velocidade e a direcção do vento e em navegar para um local da sua escolha.
JDG 64kb
Objectivo Estabelecido pelo Juiz - Regra 15.2
O Director do Campeonato / da Competição (Distribuidor de tarefas / Mestre em Balonismo / Juiz) estabelece um objectivo, normalmente um cruzamento ou outro ponto identificável.
Os balões descolam de uma plataforma comum e tentam deixar cair um marcador o mais perto possível de um alvo, que se situa perto do objectivo estabelecido.
HWZ 68kb
Valsa da Hesitação - Regra 15.3
O objectivo da Valsa da Hesitação consiste na selecção e tentativa pelo piloto, durante o voo, de navegar até um ou vários objectivos previamente estabelecidos pelo Director do Campeonato/da Competição.
A decisão dos pilotos sobre a selecção dos alvos basear-se-á na velocidade e direcção queo vento apresenta.
FIN 68kb
Tarefa Fly In - Regra 15.4
Na tarefa Fly In, o piloto selecciona o seu próprio local de descolagem que lhe permitirá viajar até ao alvo indicado. O local de descolagem deve ter uma determinada distância do alvo. Esta tarefa é normalmente combinada com uma tarefa Fly-On.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
FON 68kb
Tarefa Fly On - Regra 15.5
Na tarefa Fly On o piloto deve seleccionar, durante o voo, um objectivo e determinar a distância mínima e máxima relativamente ao objectivo anterior e que pode ser percorrida após a conclusão da tarefa anterior.
HNH 68kb
Lebre & Cães de Caça - Regra 15.6
O balão Lebre, designado pelo Director, levanta voo alguns minutos antes dos concorrentes, os Cães de Caça. O papel da Lebre consiste em levar os cães de Caça a disputar uma corrida durante um determinado período de tempo.
O local de aterragem da Lebre torna-se o objectivo dos Cães de Caça.
WSD 68kb
Watership Down - Regra 15.7
Uma combinação entre a tarefa Fly In e a tarefa Lebre & Cães de Caça.
Os pilotos seleccionam o seu próprio local de descolagem e estabelecem a distância mínima até ao local de descolagem designado para o balão da Lebre. O balão da Lebre descola a uma hora determinada e voa durante um determinado período de tempo. O ponto de descolagem da Lebre é o primeiro objectivo para os Cães de Caça e o seu local de aterragem é o seu segundo objectivo.
GBM 73kb
Memorial a Gordon Bennett - Regra 15.8
Os concorrentes tentam deixar cair o seu marcador o mais perto possível do alvo previamente estabelecido dentro da área de pontuação definida.
Para tornar a tarefa mais difícil, a área de pontuação pode ser triangular ou ter uma outra forma irregular em cujo canto se situa o alvo.
CRT 68kb
Cálculo de Aproximação - Regra 15.9
O objectivo desta tarefa consiste em chegar ao alvo quando a área mais próxima ou com maior pontuação estiver "aberta" segundo as Regras. Se um piloto chegar cedo ou atrasado, ele apenas poderá obter um resultado com base na área de pontuação aberta nesse momento.
Poderá haver várias áreas de pontuação com distâncias diferentes relativamente ao alvo.
RTA 68kb
Corrida para uma Área - Regra 15.10
Os pilotos tentam deixar cair o seu marcador no menor período de tempo dentro de uma área de pontuação definida.
Esta tarefa substitui a tarefa Corrida para uma Linha, na qual a hora de descolagem e a hora de passagem pela Linha eram utilizadas para calcular o resultado dos concorrentes.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
ELB 68kb
Cotovelo - Regra 15.11
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, os pilotos deixam cair os seus primeiros marcadores. De seguida, os pilotos tentam voar uma rota que se desvie o mais possível da direcção da sua primeira etapa. O maior desvio de direcção vence a tarefa.
LRN 68kb
Land Run - Regra 15.12
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, o piloto deixa cair o seu primeiro marcador, Ponto B.
Este marcador, juntamente com um ponto designado pelo director, Ponto A, forma o lado A-B de um triângulo. O piloto continua, então, o seu voo e deixa cair um segundo marcador, Ponto C, completando o triângulo A-B-C. Vence o piloto que criar o triângulo que contiver uma área maior.
MDT 74kb
Distância Mínima - Regra 15.13
O objectivo desta tarefa consiste no oposto da tarefa da Distância Máxima, voar a distância mais curta desde o local de descolagem comum durante um determinado período de tempo.
SFL 3kb
Voo mais curto - Regra 15.14
Nesta tarefa, os concorrentes têm de deixar cair um marcador o mais perto possível do ponto de descolagem comum dentro de uma área de pontuação definida.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
MDD 74kb
Distância mínima, Duplo cair de marcador - Regra 15.15
Os concorrentes têm de deixar cair dois marcadores o mais perto possível um do outro em duas áreas de pontuação diferentes.
XDT 3kb
(Tempo) de Distância Máxima - Regra 15.16
Nesta tarefa, os concorrentes têm de viajar a distância máxima a partir do ponto de descolagem, dentro do tempo máximo limite permitido, antes de deixarem cair o marcador.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
XDI 3kb
Distância Máxima - Regra 15.17
O objectivo desta tarefa consiste em voar a distância máxima a partir do local de descolagem, dentro de uma área de pontuação definida.
O piloto que conseguir alcançar a distância máxima é o vencedor.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
XDD74kb
Distância máxima, Duplo cair de marcador - Regra 15.18
Os concorrentes deixam cair dois marcadores dentro de uma ou mais áreas de pontuação. A distância mais longa é a vencedora.
ANG 3kb
Ângulo - Regra 15.19
Os concorrentes tentarão alcançar a maior alteração de direcção a partir de uma direcção pré-definida. A alteração da direcção é o ângulo entre a linha A-B e a direcção pré-definida, em que A é o ponto de descolagem e B é o ponto de aterragem do marcador ou do balão.
3DT
Tarefa 3D - Regra 15.20
Os concorrentes tentam alcançar a distância mais longa dentro do espaço aéreo definido.
O resultado é a distância horizontal acumulada entre pontos de trajectória válidos dentro do(s) espaço(s) aéreo(s) definido(s). O melhor resultado é o vencedor.
Actualmente, a possibilidade da utilização de um GPS (um receptor de navegação por satélite) é também uma vantagem. E, como não poderia deixar de ser, um observador deve ter, de preferência, conhecimentos de balonismo!
Depois da viagem, a equipa de balonismo traz o observador de volta para o centro da organização do evento, onde ele ou ela, juntamente com um outro oficial, o debriefer, percorre minuciosamente todo o formulário do relatório. As posições são, então, novamente marcadas no mapa do concurso e as coordenadas são verificadas – por vezes até num mapa maior e mais detalhado ou numa fotografia aérea. Na eventualidade de infracções, o chefe da comissão organizadora atribuirá pontos de penalização, que serão subtraídos à pontuação do piloto. Tal pode acontecer quando, por exemplo, se ultrapassa um limite de tempo ou distância, quando se entra em contacto com o solo (tocar num ramo de uma árvore constitui uma situação faltosa, pelo menos enquanto o último marcador não tiver sido lançado), quando se aterra após o pôr-do-sol ou quando se provoca agitação no gado.
Finalmente, todos os dados são inseridos no computador, que depois determina as pontuações segundo uma fórmula complexa, numa escala de zero a 1000 (quem não levantar voo recebe zero e a melhor pontuação é 1000; a pontuação média é sempre 500 e o resto é calculado de forma relativa, variando consoante a tarefa cumprida; se os pilotos obtiverem pontuações muito uniformes relativamente aos objectivos, as pontuações serão próximas; se, no entanto, obtiverem apenas um Muito Bom e o resto Insuficiente, a diferença de pontuação entre o primeiro e o segundo lugar também será muito maior).
Tarefas
15.1 Objectivo Estabelecido pelo Piloto (PDG)
15.2 Objectivo Estabelecido pelo Juiz (JDG)
15.3 Valsa da Hesitação (HZW)
15.4 "Fly In" (FIN)
15.5 "Fly On"(FON)
15.6 Lebre & Cães de Caça (HNH)
15.7 "Watership Down" (WSD)
15.8 Memorial a Gordon Bennett (GBM)
15.9 Cálculo de Aproximação (CRT)
15.10 Corrida para uma Área (RTA)
15.11 Cotovelo (ELB)
15.12 Land Run (LRN)
15.13 Distância mínima (MDT)
15.14 Voo mais curto (SFL)
15.16 Tempo Distância Máxima (XDT)
15.17 Distância Máxima (XDI)
15.18 Distância máxima, Duplo cair de marcador (XDD)
15.19 Ângulo
15.20 Tarefa 3D
PDG55kb
Objectivo Estabelecido pelo Piloto - Regra 15.1
Os pilotos estabelecem os objectivos individuais (normalmente cruzamentos) antes da descolagem.
Esta tarefa testa a habilidade do piloto em prever a velocidade e a direcção do vento e em navegar para um local da sua escolha.
JDG 64kb
Objectivo Estabelecido pelo Juiz - Regra 15.2
O Director do Campeonato / da Competição (Distribuidor de tarefas / Mestre em Balonismo / Juiz) estabelece um objectivo, normalmente um cruzamento ou outro ponto identificável.
Os balões descolam de uma plataforma comum e tentam deixar cair um marcador o mais perto possível de um alvo, que se situa perto do objectivo estabelecido.
HWZ 68kb
Valsa da Hesitação - Regra 15.3
O objectivo da Valsa da Hesitação consiste na selecção e tentativa pelo piloto, durante o voo, de navegar até um ou vários objectivos previamente estabelecidos pelo Director do Campeonato/da Competição.
A decisão dos pilotos sobre a selecção dos alvos basear-se-á na velocidade e direcção queo vento apresenta.
FIN 68kb
Tarefa Fly In - Regra 15.4
Na tarefa Fly In, o piloto selecciona o seu próprio local de descolagem que lhe permitirá viajar até ao alvo indicado. O local de descolagem deve ter uma determinada distância do alvo. Esta tarefa é normalmente combinada com uma tarefa Fly-On.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
FON 68kb
Tarefa Fly On - Regra 15.5
Na tarefa Fly On o piloto deve seleccionar, durante o voo, um objectivo e determinar a distância mínima e máxima relativamente ao objectivo anterior e que pode ser percorrida após a conclusão da tarefa anterior.
HNH 68kb
Lebre & Cães de Caça - Regra 15.6
O balão Lebre, designado pelo Director, levanta voo alguns minutos antes dos concorrentes, os Cães de Caça. O papel da Lebre consiste em levar os cães de Caça a disputar uma corrida durante um determinado período de tempo.
O local de aterragem da Lebre torna-se o objectivo dos Cães de Caça.
WSD 68kb
Watership Down - Regra 15.7
Uma combinação entre a tarefa Fly In e a tarefa Lebre & Cães de Caça.
Os pilotos seleccionam o seu próprio local de descolagem e estabelecem a distância mínima até ao local de descolagem designado para o balão da Lebre. O balão da Lebre descola a uma hora determinada e voa durante um determinado período de tempo. O ponto de descolagem da Lebre é o primeiro objectivo para os Cães de Caça e o seu local de aterragem é o seu segundo objectivo.
GBM 73kb
Memorial a Gordon Bennett - Regra 15.8
Os concorrentes tentam deixar cair o seu marcador o mais perto possível do alvo previamente estabelecido dentro da área de pontuação definida.
Para tornar a tarefa mais difícil, a área de pontuação pode ser triangular ou ter uma outra forma irregular em cujo canto se situa o alvo.
CRT 68kb
Cálculo de Aproximação - Regra 15.9
O objectivo desta tarefa consiste em chegar ao alvo quando a área mais próxima ou com maior pontuação estiver "aberta" segundo as Regras. Se um piloto chegar cedo ou atrasado, ele apenas poderá obter um resultado com base na área de pontuação aberta nesse momento.
Poderá haver várias áreas de pontuação com distâncias diferentes relativamente ao alvo.
RTA 68kb
Corrida para uma Área - Regra 15.10
Os pilotos tentam deixar cair o seu marcador no menor período de tempo dentro de uma área de pontuação definida.
Esta tarefa substitui a tarefa Corrida para uma Linha, na qual a hora de descolagem e a hora de passagem pela Linha eram utilizadas para calcular o resultado dos concorrentes.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
ELB 68kb
Cotovelo - Regra 15.11
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, os pilotos deixam cair os seus primeiros marcadores. De seguida, os pilotos tentam voar uma rota que se desvie o mais possível da direcção da sua primeira etapa. O maior desvio de direcção vence a tarefa.
LRN 68kb
Land Run - Regra 15.12
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, o piloto deixa cair o seu primeiro marcador, Ponto B.
Este marcador, juntamente com um ponto designado pelo director, Ponto A, forma o lado A-B de um triângulo. O piloto continua, então, o seu voo e deixa cair um segundo marcador, Ponto C, completando o triângulo A-B-C. Vence o piloto que criar o triângulo que contiver uma área maior.
MDT 74kb
Distância Mínima - Regra 15.13
O objectivo desta tarefa consiste no oposto da tarefa da Distância Máxima, voar a distância mais curta desde o local de descolagem comum durante um determinado período de tempo.
SFL 3kb
Voo mais curto - Regra 15.14
Nesta tarefa, os concorrentes têm de deixar cair um marcador o mais perto possível do ponto de descolagem comum dentro de uma área de pontuação definida.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
MDD 74kb
Distância mínima, Duplo cair de marcador - Regra 15.15
Os concorrentes têm de deixar cair dois marcadores o mais perto possível um do outro em duas áreas de pontuação diferentes.
XDT 3kb
(Tempo) de Distância Máxima - Regra 15.16
Nesta tarefa, os concorrentes têm de viajar a distância máxima a partir do ponto de descolagem, dentro do tempo máximo limite permitido, antes de deixarem cair o marcador.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
XDI 3kb
Distância Máxima - Regra 15.17
O objectivo desta tarefa consiste em voar a distância máxima a partir do local de descolagem, dentro de uma área de pontuação definida.
O piloto que conseguir alcançar a distância máxima é o vencedor.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
XDD74kb
Distância máxima, Duplo cair de marcador - Regra 15.18
Os concorrentes deixam cair dois marcadores dentro de uma ou mais áreas de pontuação. A distância mais longa é a vencedora.
ANG 3kb
Ângulo - Regra 15.19
Os concorrentes tentarão alcançar a maior alteração de direcção a partir de uma direcção pré-definida. A alteração da direcção é o ângulo entre a linha A-B e a direcção pré-definida, em que A é o ponto de descolagem e B é o ponto de aterragem do marcador ou do balão.
3DT
Tarefa 3D - Regra 15.20
Os concorrentes tentam alcançar a distância mais longa dentro do espaço aéreo definido.
O resultado é a distância horizontal acumulada entre pontos de trajectória válidos dentro do(s) espaço(s) aéreo(s) definido(s). O melhor resultado é o vencedor.
A cada equipa de balonismo é atribuído um observador: um oficial imparcial que, ou acompanha a viagem por terra no seu veículo, ou viaja no balão juntamente com a equipa. É o piloto quem decide se o observador viaja ou não no balão, pois naturalmente não precisa de um mirone no cesto. No entanto, por vezes, o piloto entende que é estrategicamente necessário ter o observador a bordo, por exemplo quando se trata de uma tarefa que deva ser cronometrada ao segundo.
O observador anota tudo: hora e local da descolagem e da aterragem, as posições de todos os marcadores lançados, se ele viu ou não os mesmos caírem, infracções às regras, etc. Para registar tudo de forma organizada, ele utiliza um formulário de relatório padrão: o Observer Report Sheet. Além disso, um observador deve, naturalmente, saber ler mapas, conhecer o regulamento do concurso, dominar razoavelmente a língua inglesa (visto que as regras estão nessa língua e as reuniões decorrem nessa língua) e deve saber utilizar os métodos adequados para determinar a posição de um marcador num terreno (na verdade, uma versão simplificada da agrimensura).
Actualmente, a possibilidade da utilização de um GPS (um receptor de navegação por satélite) é também uma vantagem. E, como não poderia deixar de ser, um observador deve ter, de preferência, conhecimentos de balonismo!
Depois da viagem, a equipa de balonismo traz o observador de volta para o centro da organização do evento, onde ele ou ela, juntamente com um outro oficial, o debriefer, percorre minuciosamente todo o formulário do relatório. As posições são, então, novamente marcadas no mapa do concurso e as coordenadas são verificadas – por vezes até num mapa maior e mais detalhado ou numa fotografia aérea. Na eventualidade de infracções, o chefe da comissão organizadora atribuirá pontos de penalização, que serão subtraídos à pontuação do piloto. Tal pode acontecer quando, por exemplo, se ultrapassa um limite de tempo ou distância, quando se entra em contacto com o solo (tocar num ramo de uma árvore constitui uma situação faltosa, pelo menos enquanto o último marcador não tiver sido lançado), quando se aterra após o pôr-do-sol ou quando se provoca agitação no gado.
Finalmente, todos os dados são inseridos no computador, que depois determina as pontuações segundo uma fórmula complexa, numa escala de zero a 1000 (quem não levantar voo recebe zero e a melhor pontuação é 1000; a pontuação média é sempre 500 e o resto é calculado de forma relativa, variando consoante a tarefa cumprida; se os pilotos obtiverem pontuações muito uniformes relativamente aos objectivos, as pontuações serão próximas; se, no entanto, obtiverem apenas um Muito Bom e o resto Insuficiente, a diferença de pontuação entre o primeiro e o segundo lugar também será muito maior).
Tarefas
15.1 Objectivo Estabelecido pelo Piloto (PDG)
15.2 Objectivo Estabelecido pelo Juiz (JDG)
15.3 Valsa da Hesitação (HZW)
15.4 "Fly In" (FIN)
15.5 "Fly On"(FON)
15.6 Lebre & Cães de Caça (HNH)
15.7 "Watership Down" (WSD)
15.8 Memorial a Gordon Bennett (GBM)
15.9 Cálculo de Aproximação (CRT)
15.10 Corrida para uma Área (RTA)
15.11 Cotovelo (ELB)
15.12 Land Run (LRN)
15.13 Distância mínima (MDT)
15.14 Voo mais curto (SFL)
15.16 Tempo Distância Máxima (XDT)
15.17 Distância Máxima (XDI)
15.18 Distância máxima, Duplo cair de marcador (XDD)
15.19 Ângulo
15.20 Tarefa 3D
PDG55kb
Objectivo Estabelecido pelo Piloto - Regra 15.1
Os pilotos estabelecem os objectivos individuais (normalmente cruzamentos) antes da descolagem.
Esta tarefa testa a habilidade do piloto em prever a velocidade e a direcção do vento e em navegar para um local da sua escolha.
JDG 64kb
Objectivo Estabelecido pelo Juiz - Regra 15.2
O Director do Campeonato / da Competição (Distribuidor de tarefas / Mestre em Balonismo / Juiz) estabelece um objectivo, normalmente um cruzamento ou outro ponto identificável.
Os balões descolam de uma plataforma comum e tentam deixar cair um marcador o mais perto possível de um alvo, que se situa perto do objectivo estabelecido.
HWZ 68kb
Valsa da Hesitação - Regra 15.3
O objectivo da Valsa da Hesitação consiste na selecção e tentativa pelo piloto, durante o voo, de navegar até um ou vários objectivos previamente estabelecidos pelo Director do Campeonato/da Competição.
A decisão dos pilotos sobre a selecção dos alvos basear-se-á na velocidade e direcção queo vento apresenta.
FIN 68kb
Tarefa Fly In - Regra 15.4
Na tarefa Fly In, o piloto selecciona o seu próprio local de descolagem que lhe permitirá viajar até ao alvo indicado. O local de descolagem deve ter uma determinada distância do alvo. Esta tarefa é normalmente combinada com uma tarefa Fly-On.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
FON 68kb
Tarefa Fly On - Regra 15.5
Na tarefa Fly On o piloto deve seleccionar, durante o voo, um objectivo e determinar a distância mínima e máxima relativamente ao objectivo anterior e que pode ser percorrida após a conclusão da tarefa anterior.
HNH 68kb
Lebre & Cães de Caça - Regra 15.6
O balão Lebre, designado pelo Director, levanta voo alguns minutos antes dos concorrentes, os Cães de Caça. O papel da Lebre consiste em levar os cães de Caça a disputar uma corrida durante um determinado período de tempo.
O local de aterragem da Lebre torna-se o objectivo dos Cães de Caça.
WSD 68kb
Watership Down - Regra 15.7
Uma combinação entre a tarefa Fly In e a tarefa Lebre & Cães de Caça.
Os pilotos seleccionam o seu próprio local de descolagem e estabelecem a distância mínima até ao local de descolagem designado para o balão da Lebre. O balão da Lebre descola a uma hora determinada e voa durante um determinado período de tempo. O ponto de descolagem da Lebre é o primeiro objectivo para os Cães de Caça e o seu local de aterragem é o seu segundo objectivo.
GBM 73kb
Memorial a Gordon Bennett - Regra 15.8
Os concorrentes tentam deixar cair o seu marcador o mais perto possível do alvo previamente estabelecido dentro da área de pontuação definida.
Para tornar a tarefa mais difícil, a área de pontuação pode ser triangular ou ter uma outra forma irregular em cujo canto se situa o alvo.
CRT 68kb
Cálculo de Aproximação - Regra 15.9
O objectivo desta tarefa consiste em chegar ao alvo quando a área mais próxima ou com maior pontuação estiver "aberta" segundo as Regras. Se um piloto chegar cedo ou atrasado, ele apenas poderá obter um resultado com base na área de pontuação aberta nesse momento.
Poderá haver várias áreas de pontuação com distâncias diferentes relativamente ao alvo.
RTA 68kb
Corrida para uma Área - Regra 15.10
Os pilotos tentam deixar cair o seu marcador no menor período de tempo dentro de uma área de pontuação definida.
Esta tarefa substitui a tarefa Corrida para uma Linha, na qual a hora de descolagem e a hora de passagem pela Linha eram utilizadas para calcular o resultado dos concorrentes.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
ELB 68kb
Cotovelo - Regra 15.11
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, os pilotos deixam cair os seus primeiros marcadores. De seguida, os pilotos tentam voar uma rota que se desvie o mais possível da direcção da sua primeira etapa. O maior desvio de direcção vence a tarefa.
LRN 68kb
Land Run - Regra 15.12
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, o piloto deixa cair o seu primeiro marcador, Ponto B.
Este marcador, juntamente com um ponto designado pelo director, Ponto A, forma o lado A-B de um triângulo. O piloto continua, então, o seu voo e deixa cair um segundo marcador, Ponto C, completando o triângulo A-B-C. Vence o piloto que criar o triângulo que contiver uma área maior.
MDT 74kb
Distância Mínima - Regra 15.13
O objectivo desta tarefa consiste no oposto da tarefa da Distância Máxima, voar a distância mais curta desde o local de descolagem comum durante um determinado período de tempo.
SFL 3kb
Voo mais curto - Regra 15.14
Nesta tarefa, os concorrentes têm de deixar cair um marcador o mais perto possível do ponto de descolagem comum dentro de uma área de pontuação definida.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
MDD 74kb
Distância mínima, Duplo cair de marcador - Regra 15.15
Os concorrentes têm de deixar cair dois marcadores o mais perto possível um do outro em duas áreas de pontuação diferentes.
XDT 3kb
(Tempo) de Distância Máxima - Regra 15.16
Nesta tarefa, os concorrentes têm de viajar a distância máxima a partir do ponto de descolagem, dentro do tempo máximo limite permitido, antes de deixarem cair o marcador.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
XDI 3kb
Distância Máxima - Regra 15.17
O objectivo desta tarefa consiste em voar a distância máxima a partir do local de descolagem, dentro de uma área de pontuação definida.
O piloto que conseguir alcançar a distância máxima é o vencedor.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
XDD74kb
Distância máxima, Duplo cair de marcador - Regra 15.18
Os concorrentes deixam cair dois marcadores dentro de uma ou mais áreas de pontuação. A distância mais longa é a vencedora.
ANG 3kb
Ângulo - Regra 15.19
Os concorrentes tentarão alcançar a maior alteração de direcção a partir de uma direcção pré-definida. A alteração da direcção é o ângulo entre a linha A-B e a direcção pré-definida, em que A é o ponto de descolagem e B é o ponto de aterragem do marcador ou do balão.
3DT
Tarefa 3D - Regra 15.20
Os concorrentes tentam alcançar a distância mais longa dentro do espaço aéreo definido.
O resultado é a distância horizontal acumulada entre pontos de trajectória válidos dentro do(s) espaço(s) aéreo(s) definido(s). O melhor resultado é o vencedor.
Actualmente, a possibilidade da utilização de um GPS (um receptor de navegação por satélite) é também uma vantagem. E, como não poderia deixar de ser, um observador deve ter, de preferência, conhecimentos de balonismo!
Depois da viagem, a equipa de balonismo traz o observador de volta para o centro da organização do evento, onde ele ou ela, juntamente com um outro oficial, o debriefer, percorre minuciosamente todo o formulário do relatório. As posições são, então, novamente marcadas no mapa do concurso e as coordenadas são verificadas – por vezes até num mapa maior e mais detalhado ou numa fotografia aérea. Na eventualidade de infracções, o chefe da comissão organizadora atribuirá pontos de penalização, que serão subtraídos à pontuação do piloto. Tal pode acontecer quando, por exemplo, se ultrapassa um limite de tempo ou distância, quando se entra em contacto com o solo (tocar num ramo de uma árvore constitui uma situação faltosa, pelo menos enquanto o último marcador não tiver sido lançado), quando se aterra após o pôr-do-sol ou quando se provoca agitação no gado.
Finalmente, todos os dados são inseridos no computador, que depois determina as pontuações segundo uma fórmula complexa, numa escala de zero a 1000 (quem não levantar voo recebe zero e a melhor pontuação é 1000; a pontuação média é sempre 500 e o resto é calculado de forma relativa, variando consoante a tarefa cumprida; se os pilotos obtiverem pontuações muito uniformes relativamente aos objectivos, as pontuações serão próximas; se, no entanto, obtiverem apenas um Muito Bom e o resto Insuficiente, a diferença de pontuação entre o primeiro e o segundo lugar também será muito maior).
Tarefas
15.1 Objectivo Estabelecido pelo Piloto (PDG)
15.2 Objectivo Estabelecido pelo Juiz (JDG)
15.3 Valsa da Hesitação (HZW)
15.4 "Fly In" (FIN)
15.5 "Fly On"(FON)
15.6 Lebre & Cães de Caça (HNH)
15.7 "Watership Down" (WSD)
15.8 Memorial a Gordon Bennett (GBM)
15.9 Cálculo de Aproximação (CRT)
15.10 Corrida para uma Área (RTA)
15.11 Cotovelo (ELB)
15.12 Land Run (LRN)
15.13 Distância mínima (MDT)
15.14 Voo mais curto (SFL)
15.16 Tempo Distância Máxima (XDT)
15.17 Distância Máxima (XDI)
15.18 Distância máxima, Duplo cair de marcador (XDD)
15.19 Ângulo
15.20 Tarefa 3D
PDG55kb
Objectivo Estabelecido pelo Piloto - Regra 15.1
Os pilotos estabelecem os objectivos individuais (normalmente cruzamentos) antes da descolagem.
Esta tarefa testa a habilidade do piloto em prever a velocidade e a direcção do vento e em navegar para um local da sua escolha.
JDG 64kb
Objectivo Estabelecido pelo Juiz - Regra 15.2
O Director do Campeonato / da Competição (Distribuidor de tarefas / Mestre em Balonismo / Juiz) estabelece um objectivo, normalmente um cruzamento ou outro ponto identificável.
Os balões descolam de uma plataforma comum e tentam deixar cair um marcador o mais perto possível de um alvo, que se situa perto do objectivo estabelecido.
HWZ 68kb
Valsa da Hesitação - Regra 15.3
O objectivo da Valsa da Hesitação consiste na selecção e tentativa pelo piloto, durante o voo, de navegar até um ou vários objectivos previamente estabelecidos pelo Director do Campeonato/da Competição.
A decisão dos pilotos sobre a selecção dos alvos basear-se-á na velocidade e direcção queo vento apresenta.
FIN 68kb
Tarefa Fly In - Regra 15.4
Na tarefa Fly In, o piloto selecciona o seu próprio local de descolagem que lhe permitirá viajar até ao alvo indicado. O local de descolagem deve ter uma determinada distância do alvo. Esta tarefa é normalmente combinada com uma tarefa Fly-On.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
FON 68kb
Tarefa Fly On - Regra 15.5
Na tarefa Fly On o piloto deve seleccionar, durante o voo, um objectivo e determinar a distância mínima e máxima relativamente ao objectivo anterior e que pode ser percorrida após a conclusão da tarefa anterior.
HNH 68kb
Lebre & Cães de Caça - Regra 15.6
O balão Lebre, designado pelo Director, levanta voo alguns minutos antes dos concorrentes, os Cães de Caça. O papel da Lebre consiste em levar os cães de Caça a disputar uma corrida durante um determinado período de tempo.
O local de aterragem da Lebre torna-se o objectivo dos Cães de Caça.
WSD 68kb
Watership Down - Regra 15.7
Uma combinação entre a tarefa Fly In e a tarefa Lebre & Cães de Caça.
Os pilotos seleccionam o seu próprio local de descolagem e estabelecem a distância mínima até ao local de descolagem designado para o balão da Lebre. O balão da Lebre descola a uma hora determinada e voa durante um determinado período de tempo. O ponto de descolagem da Lebre é o primeiro objectivo para os Cães de Caça e o seu local de aterragem é o seu segundo objectivo.
GBM 73kb
Memorial a Gordon Bennett - Regra 15.8
Os concorrentes tentam deixar cair o seu marcador o mais perto possível do alvo previamente estabelecido dentro da área de pontuação definida.
Para tornar a tarefa mais difícil, a área de pontuação pode ser triangular ou ter uma outra forma irregular em cujo canto se situa o alvo.
CRT 68kb
Cálculo de Aproximação - Regra 15.9
O objectivo desta tarefa consiste em chegar ao alvo quando a área mais próxima ou com maior pontuação estiver "aberta" segundo as Regras. Se um piloto chegar cedo ou atrasado, ele apenas poderá obter um resultado com base na área de pontuação aberta nesse momento.
Poderá haver várias áreas de pontuação com distâncias diferentes relativamente ao alvo.
RTA 68kb
Corrida para uma Área - Regra 15.10
Os pilotos tentam deixar cair o seu marcador no menor período de tempo dentro de uma área de pontuação definida.
Esta tarefa substitui a tarefa Corrida para uma Linha, na qual a hora de descolagem e a hora de passagem pela Linha eram utilizadas para calcular o resultado dos concorrentes.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
ELB 68kb
Cotovelo - Regra 15.11
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, os pilotos deixam cair os seus primeiros marcadores. De seguida, os pilotos tentam voar uma rota que se desvie o mais possível da direcção da sua primeira etapa. O maior desvio de direcção vence a tarefa.
LRN 68kb
Land Run - Regra 15.12
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, o piloto deixa cair o seu primeiro marcador, Ponto B.
Este marcador, juntamente com um ponto designado pelo director, Ponto A, forma o lado A-B de um triângulo. O piloto continua, então, o seu voo e deixa cair um segundo marcador, Ponto C, completando o triângulo A-B-C. Vence o piloto que criar o triângulo que contiver uma área maior.
MDT 74kb
Distância Mínima - Regra 15.13
O objectivo desta tarefa consiste no oposto da tarefa da Distância Máxima, voar a distância mais curta desde o local de descolagem comum durante um determinado período de tempo.
SFL 3kb
Voo mais curto - Regra 15.14
Nesta tarefa, os concorrentes têm de deixar cair um marcador o mais perto possível do ponto de descolagem comum dentro de uma área de pontuação definida.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
MDD 74kb
Distância mínima, Duplo cair de marcador - Regra 15.15
Os concorrentes têm de deixar cair dois marcadores o mais perto possível um do outro em duas áreas de pontuação diferentes.
XDT 3kb
(Tempo) de Distância Máxima - Regra 15.16
Nesta tarefa, os concorrentes têm de viajar a distância máxima a partir do ponto de descolagem, dentro do tempo máximo limite permitido, antes de deixarem cair o marcador.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
XDI 3kb
Distância Máxima - Regra 15.17
O objectivo desta tarefa consiste em voar a distância máxima a partir do local de descolagem, dentro de uma área de pontuação definida.
O piloto que conseguir alcançar a distância máxima é o vencedor.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
XDD74kb
Distância máxima, Duplo cair de marcador - Regra 15.18
Os concorrentes deixam cair dois marcadores dentro de uma ou mais áreas de pontuação. A distância mais longa é a vencedora.
ANG 3kb
Ângulo - Regra 15.19
Os concorrentes tentarão alcançar a maior alteração de direcção a partir de uma direcção pré-definida. A alteração da direcção é o ângulo entre a linha A-B e a direcção pré-definida, em que A é o ponto de descolagem e B é o ponto de aterragem do marcador ou do balão.
3DT
Tarefa 3D - Regra 15.20
Os concorrentes tentam alcançar a distância mais longa dentro do espaço aéreo definido.
O resultado é a distância horizontal acumulada entre pontos de trajectória válidos dentro do(s) espaço(s) aéreo(s) definido(s). O melhor resultado é o vencedor.
A cada equipa de balonismo é atribuído um observador: um oficial imparcial que, ou acompanha a viagem por terra no seu veículo, ou viaja no balão juntamente com a equipa. É o piloto quem decide se o observador viaja ou não no balão, pois naturalmente não precisa de um mirone no cesto. No entanto, por vezes, o piloto entende que é estrategicamente necessário ter o observador a bordo, por exemplo quando se trata de uma tarefa que deva ser cronometrada ao segundo.
O observador anota tudo: hora e local da descolagem e da aterragem, as posições de todos os marcadores lançados, se ele viu ou não os mesmos caírem, infracções às regras, etc. Para registar tudo de forma organizada, ele utiliza um formulário de relatório padrão: o Observer Report Sheet. Além disso, um observador deve, naturalmente, saber ler mapas, conhecer o regulamento do concurso, dominar razoavelmente a língua inglesa (visto que as regras estão nessa língua e as reuniões decorrem nessa língua) e deve saber utilizar os métodos adequados para determinar a posição de um marcador num terreno (na verdade, uma versão simplificada da agrimensura).
Actualmente, a possibilidade da utilização de um GPS (um receptor de navegação por satélite) é também uma vantagem. E, como não poderia deixar de ser, um observador deve ter, de preferência, conhecimentos de balonismo!
Depois da viagem, a equipa de balonismo traz o observador de volta para o centro da organização do evento, onde ele ou ela, juntamente com um outro oficial, o debriefer, percorre minuciosamente todo o formulário do relatório. As posições são, então, novamente marcadas no mapa do concurso e as coordenadas são verificadas – por vezes até num mapa maior e mais detalhado ou numa fotografia aérea. Na eventualidade de infracções, o chefe da comissão organizadora atribuirá pontos de penalização, que serão subtraídos à pontuação do piloto. Tal pode acontecer quando, por exemplo, se ultrapassa um limite de tempo ou distância, quando se entra em contacto com o solo (tocar num ramo de uma árvore constitui uma situação faltosa, pelo menos enquanto o último marcador não tiver sido lançado), quando se aterra após o pôr-do-sol ou quando se provoca agitação no gado.
Finalmente, todos os dados são inseridos no computador, que depois determina as pontuações segundo uma fórmula complexa, numa escala de zero a 1000 (quem não levantar voo recebe zero e a melhor pontuação é 1000; a pontuação média é sempre 500 e o resto é calculado de forma relativa, variando consoante a tarefa cumprida; se os pilotos obtiverem pontuações muito uniformes relativamente aos objectivos, as pontuações serão próximas; se, no entanto, obtiverem apenas um Muito Bom e o resto Insuficiente, a diferença de pontuação entre o primeiro e o segundo lugar também será muito maior).
Tarefas
15.1 Objectivo Estabelecido pelo Piloto (PDG)
15.2 Objectivo Estabelecido pelo Juiz (JDG)
15.3 Valsa da Hesitação (HZW)
15.4 "Fly In" (FIN)
15.5 "Fly On"(FON)
15.6 Lebre & Cães de Caça (HNH)
15.7 "Watership Down" (WSD)
15.8 Memorial a Gordon Bennett (GBM)
15.9 Cálculo de Aproximação (CRT)
15.10 Corrida para uma Área (RTA)
15.11 Cotovelo (ELB)
15.12 Land Run (LRN)
15.13 Distância mínima (MDT)
15.14 Voo mais curto (SFL)
15.16 Tempo Distância Máxima (XDT)
15.17 Distância Máxima (XDI)
15.18 Distância máxima, Duplo cair de marcador (XDD)
15.19 Ângulo
15.20 Tarefa 3D
PDG55kb
Objectivo Estabelecido pelo Piloto - Regra 15.1
Os pilotos estabelecem os objectivos individuais (normalmente cruzamentos) antes da descolagem.
Esta tarefa testa a habilidade do piloto em prever a velocidade e a direcção do vento e em navegar para um local da sua escolha.
JDG 64kb
Objectivo Estabelecido pelo Juiz - Regra 15.2
O Director do Campeonato / da Competição (Distribuidor de tarefas / Mestre em Balonismo / Juiz) estabelece um objectivo, normalmente um cruzamento ou outro ponto identificável.
Os balões descolam de uma plataforma comum e tentam deixar cair um marcador o mais perto possível de um alvo, que se situa perto do objectivo estabelecido.
HWZ 68kb
Valsa da Hesitação - Regra 15.3
O objectivo da Valsa da Hesitação consiste na selecção e tentativa pelo piloto, durante o voo, de navegar até um ou vários objectivos previamente estabelecidos pelo Director do Campeonato/da Competição.
A decisão dos pilotos sobre a selecção dos alvos basear-se-á na velocidade e direcção queo vento apresenta.
FIN 68kb
Tarefa Fly In - Regra 15.4
Na tarefa Fly In, o piloto selecciona o seu próprio local de descolagem que lhe permitirá viajar até ao alvo indicado. O local de descolagem deve ter uma determinada distância do alvo. Esta tarefa é normalmente combinada com uma tarefa Fly-On.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
FON 68kb
Tarefa Fly On - Regra 15.5
Na tarefa Fly On o piloto deve seleccionar, durante o voo, um objectivo e determinar a distância mínima e máxima relativamente ao objectivo anterior e que pode ser percorrida após a conclusão da tarefa anterior.
HNH 68kb
Lebre & Cães de Caça - Regra 15.6
O balão Lebre, designado pelo Director, levanta voo alguns minutos antes dos concorrentes, os Cães de Caça. O papel da Lebre consiste em levar os cães de Caça a disputar uma corrida durante um determinado período de tempo.
O local de aterragem da Lebre torna-se o objectivo dos Cães de Caça.
WSD 68kb
Watership Down - Regra 15.7
Uma combinação entre a tarefa Fly In e a tarefa Lebre & Cães de Caça.
Os pilotos seleccionam o seu próprio local de descolagem e estabelecem a distância mínima até ao local de descolagem designado para o balão da Lebre. O balão da Lebre descola a uma hora determinada e voa durante um determinado período de tempo. O ponto de descolagem da Lebre é o primeiro objectivo para os Cães de Caça e o seu local de aterragem é o seu segundo objectivo.
GBM 73kb
Memorial a Gordon Bennett - Regra 15.8
Os concorrentes tentam deixar cair o seu marcador o mais perto possível do alvo previamente estabelecido dentro da área de pontuação definida.
Para tornar a tarefa mais difícil, a área de pontuação pode ser triangular ou ter uma outra forma irregular em cujo canto se situa o alvo.
CRT 68kb
Cálculo de Aproximação - Regra 15.9
O objectivo desta tarefa consiste em chegar ao alvo quando a área mais próxima ou com maior pontuação estiver "aberta" segundo as Regras. Se um piloto chegar cedo ou atrasado, ele apenas poderá obter um resultado com base na área de pontuação aberta nesse momento.
Poderá haver várias áreas de pontuação com distâncias diferentes relativamente ao alvo.
RTA 68kb
Corrida para uma Área - Regra 15.10
Os pilotos tentam deixar cair o seu marcador no menor período de tempo dentro de uma área de pontuação definida.
Esta tarefa substitui a tarefa Corrida para uma Linha, na qual a hora de descolagem e a hora de passagem pela Linha eram utilizadas para calcular o resultado dos concorrentes.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
ELB 68kb
Cotovelo - Regra 15.11
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, os pilotos deixam cair os seus primeiros marcadores. De seguida, os pilotos tentam voar uma rota que se desvie o mais possível da direcção da sua primeira etapa. O maior desvio de direcção vence a tarefa.
LRN 68kb
Land Run - Regra 15.12
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, o piloto deixa cair o seu primeiro marcador, Ponto B.
Este marcador, juntamente com um ponto designado pelo director, Ponto A, forma o lado A-B de um triângulo. O piloto continua, então, o seu voo e deixa cair um segundo marcador, Ponto C, completando o triângulo A-B-C. Vence o piloto que criar o triângulo que contiver uma área maior.
MDT 74kb
Distância Mínima - Regra 15.13
O objectivo desta tarefa consiste no oposto da tarefa da Distância Máxima, voar a distância mais curta desde o local de descolagem comum durante um determinado período de tempo.
SFL 3kb
Voo mais curto - Regra 15.14
Nesta tarefa, os concorrentes têm de deixar cair um marcador o mais perto possível do ponto de descolagem comum dentro de uma área de pontuação definida.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
MDD 74kb
Distância mínima, Duplo cair de marcador - Regra 15.15
Os concorrentes têm de deixar cair dois marcadores o mais perto possível um do outro em duas áreas de pontuação diferentes.
XDT 3kb
(Tempo) de Distância Máxima - Regra 15.16
Nesta tarefa, os concorrentes têm de viajar a distância máxima a partir do ponto de descolagem, dentro do tempo máximo limite permitido, antes de deixarem cair o marcador.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
XDI 3kb
Distância Máxima - Regra 15.17
O objectivo desta tarefa consiste em voar a distância máxima a partir do local de descolagem, dentro de uma área de pontuação definida.
O piloto que conseguir alcançar a distância máxima é o vencedor.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
XDD74kb
Distância máxima, Duplo cair de marcador - Regra 15.18
Os concorrentes deixam cair dois marcadores dentro de uma ou mais áreas de pontuação. A distância mais longa é a vencedora.
ANG 3kb
Ângulo - Regra 15.19
Os concorrentes tentarão alcançar a maior alteração de direcção a partir de uma direcção pré-definida. A alteração da direcção é o ângulo entre a linha A-B e a direcção pré-definida, em que A é o ponto de descolagem e B é o ponto de aterragem do marcador ou do balão.
3DT
Tarefa 3D - Regra 15.20
Os concorrentes tentam alcançar a distância mais longa dentro do espaço aéreo definido.
O resultado é a distância horizontal acumulada entre pontos de trajectória válidos dentro do(s) espaço(s) aéreo(s) definido(s). O melhor resultado é o vencedor.
Actualmente, a possibilidade da utilização de um GPS (um receptor de navegação por satélite) é também uma vantagem. E, como não poderia deixar de ser, um observador deve ter, de preferência, conhecimentos de balonismo!
Depois da viagem, a equipa de balonismo traz o observador de volta para o centro da organização do evento, onde ele ou ela, juntamente com um outro oficial, o debriefer, percorre minuciosamente todo o formulário do relatório. As posições são, então, novamente marcadas no mapa do concurso e as coordenadas são verificadas – por vezes até num mapa maior e mais detalhado ou numa fotografia aérea. Na eventualidade de infracções, o chefe da comissão organizadora atribuirá pontos de penalização, que serão subtraídos à pontuação do piloto. Tal pode acontecer quando, por exemplo, se ultrapassa um limite de tempo ou distância, quando se entra em contacto com o solo (tocar num ramo de uma árvore constitui uma situação faltosa, pelo menos enquanto o último marcador não tiver sido lançado), quando se aterra após o pôr-do-sol ou quando se provoca agitação no gado.
Finalmente, todos os dados são inseridos no computador, que depois determina as pontuações segundo uma fórmula complexa, numa escala de zero a 1000 (quem não levantar voo recebe zero e a melhor pontuação é 1000; a pontuação média é sempre 500 e o resto é calculado de forma relativa, variando consoante a tarefa cumprida; se os pilotos obtiverem pontuações muito uniformes relativamente aos objectivos, as pontuações serão próximas; se, no entanto, obtiverem apenas um Muito Bom e o resto Insuficiente, a diferença de pontuação entre o primeiro e o segundo lugar também será muito maior).
Tarefas
15.1 Objectivo Estabelecido pelo Piloto (PDG)
15.2 Objectivo Estabelecido pelo Juiz (JDG)
15.3 Valsa da Hesitação (HZW)
15.4 "Fly In" (FIN)
15.5 "Fly On"(FON)
15.6 Lebre & Cães de Caça (HNH)
15.7 "Watership Down" (WSD)
15.8 Memorial a Gordon Bennett (GBM)
15.9 Cálculo de Aproximação (CRT)
15.10 Corrida para uma Área (RTA)
15.11 Cotovelo (ELB)
15.12 Land Run (LRN)
15.13 Distância mínima (MDT)
15.14 Voo mais curto (SFL)
15.16 Tempo Distância Máxima (XDT)
15.17 Distância Máxima (XDI)
15.18 Distância máxima, Duplo cair de marcador (XDD)
15.19 Ângulo
15.20 Tarefa 3D
PDG55kb
Objectivo Estabelecido pelo Piloto - Regra 15.1
Os pilotos estabelecem os objectivos individuais (normalmente cruzamentos) antes da descolagem.
Esta tarefa testa a habilidade do piloto em prever a velocidade e a direcção do vento e em navegar para um local da sua escolha.
JDG 64kb
Objectivo Estabelecido pelo Juiz - Regra 15.2
O Director do Campeonato / da Competição (Distribuidor de tarefas / Mestre em Balonismo / Juiz) estabelece um objectivo, normalmente um cruzamento ou outro ponto identificável.
Os balões descolam de uma plataforma comum e tentam deixar cair um marcador o mais perto possível de um alvo, que se situa perto do objectivo estabelecido.
HWZ 68kb
Valsa da Hesitação - Regra 15.3
O objectivo da Valsa da Hesitação consiste na selecção e tentativa pelo piloto, durante o voo, de navegar até um ou vários objectivos previamente estabelecidos pelo Director do Campeonato/da Competição.
A decisão dos pilotos sobre a selecção dos alvos basear-se-á na velocidade e direcção queo vento apresenta.
FIN 68kb
Tarefa Fly In - Regra 15.4
Na tarefa Fly In, o piloto selecciona o seu próprio local de descolagem que lhe permitirá viajar até ao alvo indicado. O local de descolagem deve ter uma determinada distância do alvo. Esta tarefa é normalmente combinada com uma tarefa Fly-On.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
FON 68kb
Tarefa Fly On - Regra 15.5
Na tarefa Fly On o piloto deve seleccionar, durante o voo, um objectivo e determinar a distância mínima e máxima relativamente ao objectivo anterior e que pode ser percorrida após a conclusão da tarefa anterior.
HNH 68kb
Lebre & Cães de Caça - Regra 15.6
O balão Lebre, designado pelo Director, levanta voo alguns minutos antes dos concorrentes, os Cães de Caça. O papel da Lebre consiste em levar os cães de Caça a disputar uma corrida durante um determinado período de tempo.
O local de aterragem da Lebre torna-se o objectivo dos Cães de Caça.
WSD 68kb
Watership Down - Regra 15.7
Uma combinação entre a tarefa Fly In e a tarefa Lebre & Cães de Caça.
Os pilotos seleccionam o seu próprio local de descolagem e estabelecem a distância mínima até ao local de descolagem designado para o balão da Lebre. O balão da Lebre descola a uma hora determinada e voa durante um determinado período de tempo. O ponto de descolagem da Lebre é o primeiro objectivo para os Cães de Caça e o seu local de aterragem é o seu segundo objectivo.
GBM 73kb
Memorial a Gordon Bennett - Regra 15.8
Os concorrentes tentam deixar cair o seu marcador o mais perto possível do alvo previamente estabelecido dentro da área de pontuação definida.
Para tornar a tarefa mais difícil, a área de pontuação pode ser triangular ou ter uma outra forma irregular em cujo canto se situa o alvo.
CRT 68kb
Cálculo de Aproximação - Regra 15.9
O objectivo desta tarefa consiste em chegar ao alvo quando a área mais próxima ou com maior pontuação estiver "aberta" segundo as Regras. Se um piloto chegar cedo ou atrasado, ele apenas poderá obter um resultado com base na área de pontuação aberta nesse momento.
Poderá haver várias áreas de pontuação com distâncias diferentes relativamente ao alvo.
RTA 68kb
Corrida para uma Área - Regra 15.10
Os pilotos tentam deixar cair o seu marcador no menor período de tempo dentro de uma área de pontuação definida.
Esta tarefa substitui a tarefa Corrida para uma Linha, na qual a hora de descolagem e a hora de passagem pela Linha eram utilizadas para calcular o resultado dos concorrentes.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
ELB 68kb
Cotovelo - Regra 15.11
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, os pilotos deixam cair os seus primeiros marcadores. De seguida, os pilotos tentam voar uma rota que se desvie o mais possível da direcção da sua primeira etapa. O maior desvio de direcção vence a tarefa.
LRN 68kb
Land Run - Regra 15.12
Depois de descolar e voar durante um determinado período de tempo ou uma determinada distância, o piloto deixa cair o seu primeiro marcador, Ponto B.
Este marcador, juntamente com um ponto designado pelo director, Ponto A, forma o lado A-B de um triângulo. O piloto continua, então, o seu voo e deixa cair um segundo marcador, Ponto C, completando o triângulo A-B-C. Vence o piloto que criar o triângulo que contiver uma área maior.
MDT 74kb
Distância Mínima - Regra 15.13
O objectivo desta tarefa consiste no oposto da tarefa da Distância Máxima, voar a distância mais curta desde o local de descolagem comum durante um determinado período de tempo.
SFL 3kb
Voo mais curto - Regra 15.14
Nesta tarefa, os concorrentes têm de deixar cair um marcador o mais perto possível do ponto de descolagem comum dentro de uma área de pontuação definida.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
MDD 74kb
Distância mínima, Duplo cair de marcador - Regra 15.15
Os concorrentes têm de deixar cair dois marcadores o mais perto possível um do outro em duas áreas de pontuação diferentes.
XDT 3kb
(Tempo) de Distância Máxima - Regra 15.16
Nesta tarefa, os concorrentes têm de viajar a distância máxima a partir do ponto de descolagem, dentro do tempo máximo limite permitido, antes de deixarem cair o marcador.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning - Site do Japão).
XDI 3kb
Distância Máxima - Regra 15.17
O objectivo desta tarefa consiste em voar a distância máxima a partir do local de descolagem, dentro de uma área de pontuação definida.
O piloto que conseguir alcançar a distância máxima é o vencedor.
(Diagrama do Grande Prémio Honda Ballooning- Site do Japão).
XDD74kb
Distância máxima, Duplo cair de marcador - Regra 15.18
Os concorrentes deixam cair dois marcadores dentro de uma ou mais áreas de pontuação. A distância mais longa é a vencedora.
ANG 3kb
Ângulo - Regra 15.19
Os concorrentes tentarão alcançar a maior alteração de direcção a partir de uma direcção pré-definida. A alteração da direcção é o ângulo entre a linha A-B e a direcção pré-definida, em que A é o ponto de descolagem e B é o ponto de aterragem do marcador ou do balão.
3DT
Tarefa 3D - Regra 15.20
Os concorrentes tentam alcançar a distância mais longa dentro do espaço aéreo definido.
O resultado é a distância horizontal acumulada entre pontos de trajectória válidos dentro do(s) espaço(s) aéreo(s) definido(s). O melhor resultado é o vencedor.
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